Violências e suas consequências em tempos de pandemia de COVID 19
A pandemia da COVID - 19 afetou, de forma abrupta, não só a saúde da população, mas também as relações socioeconômicas e, com isso, aflorou desvios de condutas no comportamento humano que foram marcados por atos de violência.
Em meio ao isolamento e distanciamento social, estratégias importantes para diminuir a velocidade da contaminação, foram intensificados comportamentos abusivos, como a prática de misoginia, do assédio, do abuso e da homofobia, o que reflete uma sociedade com doença biopsicossocial.
Nessa perspectiva, a Enfermagem Forense cresce buscando contribuir com a sociedade através de uma assistência integradora, com visão crítica que desenvolve habilidades para detectar e prevenir casos de violências. Unindo a ciência da enfermagem a questões judiciais para o cuidado humanizado em saúde.
Evento
Ao vivo
Discutiremos com especialistas da área Forense de todo o Brasil sobre o aumento da violência em tempos de COVID 19 e suas consequências para a saúde pública, bem como o papel da Enfermagem Forense e sua atuação no combate à violência e na assistência prestada a população vítima dos diversos tipos de violência.
ProgramaçãoOnline
16/
Abril
09:00 / Abertura
A violência por trás do espelho e sua gênese em tempos de Pandemia.
10:00 / Palestra
Exploração e abuso sexual de crianças e jovens, Brasil em desalento, e o viés das políticas públicas de enfrentamento as violências.
10:30 / Mesa
A vulnerabilidade de crianças e adolescentes à violência pela internet.
14:00 / Palestra
O feminicídio e a banalidade da vida da mulher.
14:40 / Mesa
Violência, criminalidades e pandemia: os efeitos colaterais do COVID-19 na sociedade
15:40 / Mesa
Enfrentamento e prevenção da prática de misoginia, do assédio e do abuso: refletindo a estrutura social um resgate do passado, presente e futuro.
16:10 / Mesa
Debate do feminicídio de mulheres em espaços de poder e decisão
17/
Abril
08:00 / Mesa
Refletindo causas e consequências do aumento da violência, contra a população, nos diversos ciclos de vida e o papel da Enfermagem Forense.
09:00 / Palestra
Vítima de violência na unidade hospitalar, vestígios, cena do crime: cadeia de custódia e coleta de qualidade, atuação do Enfermeiro Forense.
09:30 / Mesa
Educação em saúde para professores na ótica das diversas violências contra crianças e adolescentes atuação da Enfermagem Forense
10:30 / Palestra
Lei que institui Formulário Eletrônico de Avaliação de Riscos para subsidio a decisões judiciais e políticas contra feminicídio e violência a mulher.
11:00 / Trabalho
Apresentação Sessão Temas Livres
14:00 / Palestra
Enfermagem Forense: passado, presente e perspectiva futura: a palavra do coordenador da comissão nacional de enfermagem forense.
14:30 / Mesa
Ciências forense na graduação do enfermeiro e os desafios para o avanço da Enfermagem Forense.
15:00 / Mesa
Redes de Atenção às Vítimas de violência: o impacto da pandemia.
17:00 / Encerramento
Palestrantes
confirmados
Apoio e
patrocínios
Realização e
Promoção