A importância da formação profissional para a gestão em saúde.
Uma importante ferramenta quando se trata da gestão em saúde, é a qualidade, é preciso trabalhar para que as coisas aconteçam, porque assim se busca todo o arcabouço legal, com toda a formatação técnica e normatização. Além das melhores evidências cientifícas, procurar focar em cima dos problemas e buscar as soluções não só para resolver o problema, mas para evitar também que ele aconteça novamente.
E como fazer isso?
É necessário então criar um sistema de redução de riscos, que possa "prever" o que pode acontecer e que pode prejudicar o resultado do hospital.
A partir dele o profissional começa a ter um controle bem maior de como se trabalhar a qualidade dentro de um hospital.
Como convencer outros profissionais ou superiorores de esse é o melhor caminho a se seguir?
Através dos resultados obtidos. É indiscutível mostrar que aquela ação dá certo. Para então criar oportunidades, desenvolver inovações no sistema (que é complexo por si só).
O serviço de saúde é um sistema muito difícil de gerenciar, mas quando se trabalha com métodos, com ciência, com melhores práticas e está buscando a melhoria contínua, facilita mais o trabalho.
Como posso engajar a equipe nesse processo?
Ao mesmo tempo que se aprende, também se passa conhecimento. É justo ampliar a equipe que está participando e compartilhando experiências, pois assim a instituição pode crescer se ampliar e melhorar ainda mais o seu leque de serviços. Para assim dar seguimento e buscar uma forma de resolver.
É por isso que qualidade vem como uma ótima estratégia para enfrentar os desafios e melhorar os resultados da instituição.
*Autoria Henrique Javi
E aí gostou? Esse conteúdo esteve presente no Fórum de Gestão Executiva e você aprender muito mais no II Fórum Gestão Executiva em Saúde que vai acontecer no dia 25 de Fevereiro, 100% gratuito e ao vivo pela internet.
Vem garantir a sua vaga se inscrevendo aqui. Nos vemos lá.
Comments