Para começar, precisamos entender que toda Auditoria começa com 3 tópicos básicos, sendo eles:
Planejamento
Execução
Relatório
O que são cada uma delas?
No planejamento, vem o plano de trabalho da Auditoria, que é: a auditoria análitica, a formulação de hipóteses.
Depois vai para a execução, que é a auditoria operacional e por último teremos um relatório que necessita ser um: relatório premiliminar e depois um relatório final.
Basicamente, essas são as etapas do processo de auditoria.
Então, se formos olhar apenas para a Auditoria de Conformidade, precisamos nos atentar aos seguintes pontos:
legalidade
legitimidade
desvio de recursos
fraude
Mas, se for parado já aí, perderíamos os pontos seguintes que são importantíssimos também. Que fazem parte ja da Auditoria de Desempenho, que são eles:
efetividade
equidade
qualidade
eficácia
Partindo disso, existe também a correlação entre os dois, e é disso que sai a resposta, se está havendo os seguintes pontos:
economicidade
eficiência
desperdício
É importante evidenciar que quando falamos da Auditoria de Conformidade, estamos falando de crimes, por exemplo: se a legalidade estiver em falta na assistência, é possível que ocorra um crime contra o paciente. Assim também como a legitimidade, que se não for feita, pode ferir também a legalidade e se constituir como um crime.
Seguir à risca todos os pontos expostos, é de muita importância, para que tudo ocorra da melhor forma. Por isso a importância de saber e por em prática todas as questões que envolvem a auditoria.
Autora: Professora Alessandra Pimentel.
E aí, gostou de saber mais das etapas da auditoria? Então segue a gente no Instagram pra acompanhar ainda mais conteúdos. Nos vemos no próximo post, até breve.
Commenti