top of page
  • Foto do escritorCequale

Tecnologias e ferramentas de Gestão na Saúde.

Para começar, precisamos entender que quando falamos de tecnologias aplicada à gestão, não estamos falando de equipamentos caros ou sistemas complicados. Tecnologia é sobre tudo o que possa melhorar esses processos de trabalho e possa agregar a discussão das equipes, gerando um resultado positivo para as instituições de saúde.


Existem três tipos de tecnologias das quais os profissionais podem se utilizar:


Tecnologias duras: quando se utilizam de instrumentos, normas e equipamentos tecnológicos. Ex: equipamentos e medicamentos.


Um outro exemplo, pode ser a vacina para a Covid-19, que é uma tecnologia dura, que é de fato necessária e muito importante, mas não mais importante do que o protocolo de como aplicar a vacina. (que nesse caso, vai ser uma tecnologia leve). Não é mais importante do que o sistema em que é postado esses protocolos, onde os profissionais possam acessá-los de qualquer lugar onde estiverem.


Tecnologias leve-duras: quando se valem de saberes estruturados (teorias, modelos de cuidado, processo de enfermagem). Ex: procedimentos, sistemas.


Tecnologias leves: nas quais se percebe a implementação do cuidado para o estabelecimento de relações (vínculo, gestão de serviços e acolhimento.) Ex: sistemas de suporte organizacional, guias, manuais etc.


E quais as ferramentas de apoio à gestão?

As ferramentas de gestão são totalmente ligadas à administração, e precisamos entender que se formos ver diretamente para a área da Administração, como ciência e generalista como é, ela classifica as ferramentas de gestão de acordo com as funções que a administração precisa cumprir. Um bom administrador é aquele que consegue cumprir as 4 funções básicas da administração.


Mas o que a gestão considera como ferramenta?

É considerada como ferramenta de gestão, toda e qualquer ferramenta que propicie uma boa execução de cumprimento das rotinas de administrar um negócio, instituição, órgão ou setor.


E as 4 funções da Administração de apoio à gestão são:

-planejar

-organizar

-dirigir

-controlar

Cumprir todas elas, é importante para que a gestão funcione e seja aplicada de forma assertiva nas insitituições de saúde.


Autora: Profa. Adm. Syonara Rodrigues.


E aí gostou de saber mais sobre as tecnologias aplicadas na gestão?

Então vem se inscrever no evento novo do Cequale. A Jornada de Gestão e Inovação em Saúde. Que vai acontecer no dia 11 de Junho, ao vivo e gratuito.


Vem garantir a sua vaga clicando aqui.


Quer se tornar um GESTOR DA QUALIDADE? Então vem conferir a Pós Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde do Cequale. Clique aqui e fale com a nossa Consultora.


Nos vemos no próximo post. ;)

Posts recentes

Ver tudo

Habilidades Técnicas de um Enfermeiro Líder.

Para um Enfermeiro exercer o seu papel fundamental como líder é necessário que tenha certas habilidades técnicas, saiba quais são elas, se você deseja seguir no caminho da gestão em enfermagem. 1 - Ca

bottom of page