top of page

Tendências Previstas para as Finanças em Saúde.

Alguns anos atrás, os planos de saúde tinham um patamar de 50 milhões em investimento, com o passar do tempo esse valor caiu para 47 milhões e nos anos de pandemia retornou ao valor inicial de 50 milhões.


Acontece que esse valor expressa em torno de 23 á 25% da população brasileira, apenas. E todo o restante da população não utiliza serviços de plano de saúde.



Nas health teachs, já se vislumbra a possibilidade e o questionamento de ser realmente necessário ter um produto completo que aborda o Rol de Procedimentos, as primeiras linhas, primárias, secundárias e terciárias.


Será que o plano de saúde será responsável apenas pela alta complexidade?


Acontece que a demanda dos serviços de saúde está aumentando, devido ao envelhecimento da população e por consequência o aumento das despesas médicas. é invevitavel que, quanto mais idade, mais recursos de saúde são necessários para cuidar desses pacientes.


Por outro lado, temos muitos jovens que, estão sendo acometidos de infartos ou doenças cardiovasculares por exemplo, porém os idosos continuam exigindo muito mais cuidados. Ainda mais se tratando dos que se cuidam bem mais, logo garantem mais qualidade de vida por mais tempo.


É nesse ponto que a saúde como um todo deve estar atenta, tanto no desafio de manter o recurso para financiar a saúde desse público, como também na oportunidade de ter essas pessoas mais saudáveis dentro do ambiente.


E o que é necessário para fazer isso?


Inovação Digital: A tecnologia transforma a forma que a saúde é entregue e paga. E está diretamente relacionada à saúde e a indústria 4.0.


Sustentabilidade Financeira: Os Hospitais estão sempre procurando novas fontes de financiamento para garantir a sua sobrevivência.


Investimento em Pesquisa: Os avanços da Medicina exigem investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento, essa é uma engrenagem que não para nunca.


Exemplos de outras tendências previstas.


Intensificação da Concorrência: No mercado privado existem em torno de 600 operadoras. A consolidação desse mercado, faz com que muitas operadoras grandes absorvam as operadoras pequenas, gerando assim a intensificação da ocorrência.


Mas estamos falando da Intensificação da concorrência. Com a entrada de novos players, vai existir uma consolidação.


Vimos ao longo deste post diversas fusões e aquisições, onde várias operadoras comprando hospitais, comprando outras operadoras, mas também surgindo novos  players porque como foi dito anteriormente, são 23% à 25% da população que tem plano de saúde. São mais de 150 milhões de pessoas que estão dependentes apenas do SUS. Mas com a entrada de novos players vão surgir cada vez mais principalmente nessa indústria 4.0.


*Conteúdo retirado da palestra do Prof. Nazareno Jr, presente na Jornada de Finanças em Saúde do Cequale.


E aí gostou do conteúdo?


Você pode conferir com mais detalhes na Jornada ou no Ebook da Palestra, é só acessar os links abaixo. E aproveite para nos seguir no Instagram: @cequalecursos






Posts recentes

Ver tudo

Habilidades Técnicas de um Enfermeiro Líder.

Para um Enfermeiro exercer o seu papel fundamental como líder é necessário que tenha certas habilidades técnicas, saiba quais são elas, se você deseja seguir no caminho da gestão em enfermagem. 1 - Ca

bottom of page