Que um Auditor é importante dentro de uma instituição de saúde, nós já sabemos. Mas você sabia que existem dois tipos de auditores? Sabe o que cada um deles faz? Então fica, que nesse post que a gente vai te explicar tudo.
O Auditor Interno, trabalha para que tudo esteja certo dentro da instituição, ou seja, para que tudo ocorra da melhor forma possível. E dentro do SUS é analisado se o que está sendo feito está atendendo as diretrizes legais, se está tendo eficiência, ou dando acesso. Ele é o profissional que vai ''arrumar a casa'', vai chamar a atenção para todos os possíveis erros e buscar as melhorias. Para que tudo esteja no seu devido lugar, ocorrendo da melhor forma possível.
Já o Auditor Externo vem com um olhar de encontrar as conformidades e as não conformidades. Ele tem o papel de agir como se fosse o fiscalizador da institução, mas não no sentido de ser fiscal para punir os erros, mas sim, de um profissional independente da situação, que venha a analisar conforme os paramêtros legais.
É preciso entender que, o auditor não é o profissional que dá alta ao paciente, contrata ou demite funcionários, nem muito menos compra alguma coisa para a instituição. O Auditor tem um papel educativo, em que com base nos seus relatórios feitos, irão servir de base para as tomadas de próximas decisões. Que no caso, não será a decisão do auditor, mas sim o do gestor da instituição.
Autora: Profª Alessandra Pimentel
Essa é a diferença entre os dois tipos de Auditores, e de como é desempenhado os seus respectivos papéis dentro das instituições de saúde.
Gostou do post? Se inscreva para mais e nos acompanhe no Instagram, e até o próximo post.
コメント