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Como funciona a Acreditação Hospitalar?

Para entender como funciona a Acreditação Hospitalar já de início é importante saber que a acreditação e a gestão da qualidade andam lado a lado. Já sabemos a importância da Gestão da Qualidade, e que ter um boa gestão é importante para garantir o bom funcionamento de uma instituição.


Mas hoje, viemos falar sobre a Acreditação Hospitalar, o que é e como ela funciona...


A Acreditação é um processo de avaliação com critérios pré-definidos, no qual a própria instituição que se propõe a ser avaliada. Mesmo após receber a certificação as instituições continuam a ser avaliadas no período de validade do certificado.


Ela serve como se fosse um "termômetro" para medir a eficiência da gestão, e é um método avaliativo. É por meio dela que se pode identificar processos e falhas para garantir uma melhoria contínua, com o obejtivo de assegurar a qualidade da assistência, os processos internos de um hospital e sobretudo a segurança do paciente.


Aqui no Brasil, esses processos são estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e dentro dele existem três níveis de Acreditação para as Instituições de Saúde. Que são elas: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.



Mas o que de fato são cada uma delas e para que servem?


Um hospital Acreditado, significa que ele atendeu todos os critérios de segurança do paciente. Em todas as suas áreas de atividade, tanto estruturais quanto assistenciais, um selo nesse nível equivale por dois anos.


No nível Acreditado Pleno, temos as instituições que atendem todos os critérios de segurança, mas além disso apresentam a gestão integrada, com todos os seus processos ocorrendo de maneira descomplicada além da comunicação facilitada entre as atividades, também é válido por dois anos.


No Acreditado com Excelência, como o próprio nome já diz, é uma instituição que já atende os dois níveis anteriores além dos requisitos específicos do nível 3. A instituição já deve mostrar a cultura organizacional de melhoria contínua, e é válido por três anos.


Ter uma gestão eficiente, aliada ao bom uso das novas tecnologias e á cultura da inovação faz com que o paciente se sinta seguro nos processos de assistência, tendo em vista que os protocolos do hospital estão estruturados e com qualidade assistencial.


Essa é apenas alguns dos pontos importantes para garantir o certificado de acreditação. Ter um, garante a segurança de quem será atendido, além da boa reputação da instituição que recebe o selo.


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