top of page
  • Foto do escritorCequale

Enfermeiro Gestor: o que o mercado espera desse profissional?

O mercado pede cada vez mais, enfermeiros gestores que entendam o macro sistema, que saibam gerenciar os processos que existem dentro de uma instituição de saúde.


Vamos entender o que é um macro sistema então?



O hospital por exemplo, é um macro sistema com vários micro sistemas ali dentro. E é preciso ter conhecimento e habilidades para conhecer como funciona esse macro sistema. Pois o mercado pede a qualidade da assistência.


Então um gestor, precisa saber como funciona o macro para que assim ele possa garantir a qualidade da assistência prestada no cuidado do paciente.


Vamos ver o seguinte exemplo: Carol, é coordenadora da UTI e precisa entender o funcionamento da terapia intensiva de onde ela trabalha.

A UTI precisa ser gerenciada por ela. Onde é necessário gerenciar os recursos humanos, recursos materiais, fazer a gestão dos riscos, acompanhar tudo isso como gestora da unidade, mas também garantir a qualidade da assistência que é prestada ali naquele serviço.


Pois o serviço da Carol, está diretamente ligado ao serviço do centro cirúrgico, ao serviço da clínica que vai receber o paciente.

Seja pós-operatória, clínica cirúrgica ou médica. Então, é preciso garantir a qualidade da assistência não apenas no seu quadrado em que é acostumado.


Mas isso ainda é uma necessidade, é preciso dar uma sacudida na equipe, para que os profissionais que integram ela entendam que o processo é macro e o que é feito na terapia intensiva por exemplo, vai refletir no que vai ser feito na clínica que o paciente vai ser transferido pra lá.

*Conteúdo retirado da primeira aula da professora Aurora Pinheiro do curso MBA Gestão em Enfermagem do Cequale.


E aí, gostou do assunto? Então vem seguir a gente no instagram e saber mais dos nosso cursos.

Comments


bottom of page