top of page
  • Foto do escritorCequale

Os 5 tipos de Instituições de Saúde

A gente sabe que o trabalho dentro das instituições de saúde, é sempre cheio de processos e que podem vir a ocasionar erros se não forem bem executados. Dessa forma, temos várias questões que são de certa forma banalizadas em alguns casos.




Hoje nós vamos saber um pouco mais dos 5 tipos de instituições na Acreditação Hospitalar que desempenham seus papéis de maneira correta, e outras de maneira nem tão correta assim. Vamos lá?





1- Instituição que: faz as coisas acontecerem, é a que age em meio as demandas, é a proativa, e também busca resolver os problemas.


2- Instituição que: acha que faz as coisas acontecerem, são as que geralmente se gabam de ter um diretor "perfeito", ou um centro cirúrgico "perfeito", ou interação entre si ou a alta do paciente. Mas como não conhecem o que de fato é pra se ocorrer, acham que são perfeitos.


3- Instituição que: observa as coisas acontecerem, é contemplativa, ficam empurrando com a barriga os problemas.


4- Instituição que: se surpreende quando as coisas acontecem, geralmente se questiona sobre os ocorridos na instituição.


5- Instituição que: não sabem o que aconteceu, atualmente, apenas 10% do que realmente acontece é notificado, isso nas melhores instituições do mundo. Em instituições acreditadas em padrões internacionais, que tem uma cultura de notificação espontânea, não chega nem a 10% das notificações do que acontece errado. E esse é um desafio que se torna gigante, para ser vencido.


E aí, qual o tipo de gestão da instituição que voce trabalha? 🤔


Você acha que o protocolo desenvolvido pela gestão é realmente seguido? A verdade é que na maioria das vezes na correria do dia a dia não é realizado. Só existe uma forma de saber, vá lá e veja onde as coisas realmente acontecem.


A cada dia que passa a acreditação fica mais vital para as instituições de saúde e os profissionais capacitados para desenvolver esse tipo de gestão mais requisitados.


Para saber mais sobre o assunto com mais detalhes, veja no nosso -Instagram- e tenha acesso a um trecho da aula da nossa Pós sobre o assunto.

Posts recentes

Ver tudo

Habilidades Técnicas de um Enfermeiro Líder.

Para um Enfermeiro exercer o seu papel fundamental como líder é necessário que tenha certas habilidades técnicas, saiba quais são elas, se você deseja seguir no caminho da gestão em enfermagem. 1 - Ca

bottom of page