top of page
  • Foto do escritorCequale

Os modelos de remuneração em Saúde presentes no Brasil.


Para começar, precisamos entender que não existe um modelo de remuneração "perfeito" mas sim aquele que mais se adequa a necessidade exigida e entender que ele é parte de um movimento e de uma mudança do processo assistencial da saúde. Para tentar sair do que já é vivido normalmente nas instituições. E tentar sair um pouco mais do "free-for-service". (Mesmo que não consiga completamente, pois ele tem o seu papel dentro do sistema de remuneração).

Porém tentando olhar mais para a parte assistencial, passando por discussões de qualidade. Focando de fato no que é importante, que é o resultado do paciente.



Partindo disso, quando falamos de modelo de pagamento, estamos falando de um aspecto da regulação que é a contratualização.


Modelo remuneratório não é nada mais e nada menos do que um jeito de pagar. E o segredo em usar isso da melhor forma é saber somar no jeito de pagar. E essas formas, não são muitas.


A primeira delas, é a mais comumente usada no Brasil é a free-for-service. Nela,a remuneração é feita a partir do que o outro entregou. E a principal vantagem desse modelo "produziu pagou" por exemplo, é que quando a gente paga bem, se garante acesso.

Logo, se tem uma fila do SUS e quando é "bem pago", a fila desaparece. O problema nesse caso, é que se for bem pago sempre, a demanda é aumenta.

E disso pode surgir um efeito colateral, com demandas fúteis e desnecessárias. Como operar pacientes sem precisar, colocar válvula mitral sem precisar e não é bem por aí...


O exemplo de efeitos colaterais do free-for-service é vivido por muitos auditores durante o dia a dia, pelo hiper uso consequente do estímulo econômico.


O outro jeito de pagar, é o pagar por valor.


E a partir desse, existem ainda mais dois jeitos de pagar, sendo o primeiro: pagar por valor para a população. E o outro: pagar por valor, por episódio.


Na primeira, é o que SUS faz. Onde, um hospital por exemplo, recebe um orçamento, que partindo disso é usado para tratar a população. Estando dessa forma, condicionado à volume e condicionado à metas.


Inicialmente a ideia do SUS seria a de pagar por valor, mas a sua maior dificuldade e limitação está em medir o valor. E essa é grande dificuldade do pagamento de valor para a população.


Já no pagamento por episódio, o que conta é a sua complexidade, o tamanho dele, o tempo de duração.


Do ponto de vista do modelo vigente no Brasil de maneira pré-valente quase em totalidade ele é um free-for-service. Mesmo no SUS é um tipo de de free-for-service, quando ele paga um IH que é um pacote, e quanto mais pacote você faz mais você ganha.

Então ele é um tipo de free-for-service, e não é uma métrica para controlar. As outras formas de pagamento do valor, por uma população hospitalar ou por uma população inteira (que inclui a atenção primária), essa prática quando existe no Brasil ela não é um pagamento de valor que não tem métrica.


E até mesmo o pagamento por valor é uma raridade no país, até mesmo por ser ótimo no primeiro dia. Sendo assim, o modelo prevalente no Brasil, é o free-for-service.


*Conteúdo tirado do Evento: Encontro de Auditores e Gestores em Saúde. Promovido pelo Cequale em Março de 2022.


E aí, gostou do tema? Então acompanha o Cequale para mais. Nos vemos no próximo post. ;)

bottom of page