top of page

8 Habilidades que um profissional da saúde precisa exercer.

Todo profissional precisa saber trabalhar suas Habilidades Interpessoais. Mas como saber trabalhá-las sem saber quais elas são?


No post de hoje, iremos apresentar 8 características que devem estar presentes quando se trata do trabalho no ambiente hospitalar. Vamos lá?


1 - EMPATIA


A empatia é a capacidade de perceber o outro por meio da escuta ativa, eliminando qualquer julgamento. Escutar é uma característica que deve ser desenvolvida e exercida o tempo todo. Muitas vezes em dias corridos, atarefados, com muitos compromissos, essa característica é colocada de lado. Mas ela deve sempre ser mantida e tratada como prioridade.


2 - LIDERANÇA


É a capacidade de gerir pessoas, mensurar as competências, habilidade de relacionamento interpessoal e a tomada de decisões. Fazer isso requer a busca pelo desenvolvimento pessoal, treinar as habilidades, para poder então ser referência no que se faz.


3 - CONHECIMENTO CIENTÍFICO


É necessário desenvolver essa habilidade e estar sempre estudando, embora essa habilidade nunca esteja em primeiro lugar, apenas sequenciada de outras. E essa é uma busca contínua que promove a enfermagem, o conhecimento técnico é necessário, pois não tem como se desenvolver sem ele.


4 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


Ter inteligência emocional e saber conduzir esse processo é uma faca de dois gumes, você agrada de um lado e desagrada do outro.  É necessário ter uma habilidade muito grande, principalmente para não entrar em conflito e discordar das próprias palavras. 


5 - COMUNICAÇÃO


Por muito tempo a comunicação se resumia ao entendimento de que as pessoas que são populares, que gostam de se mostrar, que gostam de falar em público e hoje vemos que a comunicação vai muito além disso. Não está só na vontade de falar, se você percebe que é uma pessoa que não gosta de falar, precisa criar estratégias para que supra isso. Principalmente quando estamos falando sobre a assistência ao paciente e a segurança dele.


6 - FEEDBACK


É extremamente necessário que se crie a cultura de feedback, seja positivo ou negativo, de dar o retorno às pessoas. E o retorno que um feedback pode gerar é gigantesco.


7 - GESTÃO DE CONFLITOS


A capacidade de entender as diferenças entre a equipe e favorecer o crescimento, mapear possíveis pontos conflitantes e prevenir as falhas na comunicação. Saber o momento exato para intervir em um conflito e trabalhar sua resolução e eficiência.


8 - PROATIVIDADE


ser proativo é a capacidade de se antever perante a situações no dia a dia na enfermagem, planejar e resolvê-las. Que é muito diferente da pessoa que está sempre inquieta, fazendo alguma coisa, sempre com o prazo extrapolado, fazendo tudo de última hora. Muitas vezes por falta de planejamento, por falta de habilidade na gestão do tempo, de planejar o seu plantão, o seu dia.

 


Quer ler mais sobre esse tema? Então baixe o Ebook Gratuito: 8 HABILIDADES PARA UM ENFERMEIRO LÍDER. Clica no botão abaixo e garanta o seu!



Aproveite para nos acompanhar no Instagram: @cequalecurso Nos vemos no próximo post.


O conteúdo apresentado foi retirado do Fórum: Aspectos de Atuação para a Enfermagem. Presente no MBA Gestão e Liderança em Enfermagem, coordenado por Bruno Silveira e promovido pelo Cequale.



Bình luận


bottom of page