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A importância dos indicadores de Saúde

Para começar, precisamos entender que o indicador serve para nos mostrar a qualidade do trabalho que está sendo feito. Se está melhor que outros setores dentro da instituição de saúde ou se está abaixo de médias históricas, o indicador serve exatamente para mostrar o quanto os processos estão melhores e ajustados.



Você pode até se perguntar do porquê os indicadores terem metas, e vamos explicar de um exemplo bem prático. Os indicadores são utilizados como tomadas de decisão, certo? Então vamos ao exemplo: suponhamos que você esteja dirigindo e vai se aproximando de um fotosensor, você está na velocidade de 70km/h e quando percebe o fotosensor a sua intenção é diminuir a velocidade.


Então, o indicador nesse caso é uma métrica para a tomada de decisão seja no planejamento ou no dia a dia, ainda seguindo o exemplo: se você está dirigindo acima de velocidade permitida a sua ação é de diminuir a velocidade, pois sabe da consequência que terá se não respeitar um indicador, que nesse exemplo se trata das leis de trânsito.


Dentro da instituição de saúde em que você trabalha, os indicadores servem para tomar a decisão da satisfação do cliente, permite saber como anda as condutas, e mais uma série de oportunidades para melhorar, planejar e fazer as coisas diferentes.


Os indicadores de saúde, estão para dizer algum dado que sirva para a tomada de decisão para ações de saúde, que é necessário ser tomada para mudar o desfecho que às vezes não está favorável.


E o grande desafio nisso é evitar que as pessoas gerenciem o indicador ao invés dos processos. Gerenciar o indicador nesse caso, seria gerenciar apenas o número: "o que eu vou fazer para o número ficar melhor?". E se a preocupação é em fazer o número ficar melhor, o processo é irrelevante.


Se o processo é mudado para melhor, o normal de acontecer, é que o processo melhorado é que o número indicador mude e não o contrário. É preciso gerenciar os processos, para que os indicadores sejam melhorados, esse deve ser o principal objetivo como gestores e profissionais da área da saúde que trabalham principalmente com a área da qualidade. Para melhorar os processos e assim alcançar as metas com indicadores.

Autor: Prof. Linhares Filho.


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