top of page

Habilidades Técnicas de um Enfermeiro Líder.

Para um Enfermeiro exercer o seu papel fundamental como líder é necessário que tenha certas habilidades técnicas, saiba quais são elas, se você deseja seguir no caminho da gestão em enfermagem.



1 - Capacidade Técnica

Elemento essencial para os profissionais de Enfermagem prestarem uma assistência gratuita. Como gestor, é necessário conhecer que habilidade técnica é essa da área, até para que se possa definir o perfil de profissional que se quer.


2 - Assistência de Excelência

Oferecer um cuidado individualizado, com respeito e empatia, alinhado à capacidade técnica. Essa questão de oferecer um cuidado individualizado é algo intrínseco, se levou muito para superar esse aprendizado, sempre querendo padronizar o atendimento. Mas um ponto válido de se ressaltar, é de que toda padronização precisa se adequar a realidade em que ela está inserida.


3 - Conhecimento de Processos

É preciso conhecer toda a trajetória que o paciente fará durante a sua permanência em uma instituição, desde a recepção até o momento da sua alta.  Traçando a Jornada do Paciente, identificando os pontos que ele pode passar, como gestor já se consegue ser proativo e identificar as necessidades daquele paciente.


4 - Conhecimento de Normas e Rotinas

Conhecer os manuais de normas e rotinas que norteiam e oferecem subsídios, além de regulamentar e padronizar as atividades, procedimentos e ações das equipes de Enfermagem.


5 - Segurança do Paciente

Conhecer as 6 metas internacionais para garantir a segurança do paciente e favorecer, por meio de sua liderança, uma cultura que encoraja a notificação de resolução dos problemas, relacionados à segurança como forma de aprendizado e adoção de medidas mais efetivas.


6 - Gestão de Risco

Acompanhar e avaliar diariamente a assistência do paciente, para que o gerenciamento de risco aconteça com eficácia, participação dos comitês de CCIH, segurança do paciente e comissões multidisciplinares, contribuindo com a sua visão de assistência para reduzir cada vez mais qualquer tipo de dano que seja ao paciente, ao colaborador e à instituição.


7 - Gestão da Qualidade

Análises de melhoria nos processos, por meio dos indicadores de desempenho, que devem ser analisados mensalmente, em busca de melhoria, ajuste de rota e qualidade da assistência, a fim de assegurar as metas estabelecidas no planejamento estratégico.


Quer ficar por dentro de mais conteúdos?

Então siga o perfil do Cequale no Instagram, te esperamos por lá.



O conteúdo apresentado foi retirado do Fórum: Aspectos de Atuação para a Enfermagem. Presente no MBA Gestão e Liderança em Enfermagem, coordenado por Bruno Silveira e promovido pelo Cequale.



Opmerkingen


bottom of page