top of page
  • Foto do escritorCequale

Quais as carecterísticas essenciais de um bom gestor ou líder?

Já falamos anteriormente sobre a importância de ser um líder ou gestor e saber como gerenciar da melhor forma a equipe na instituição em que se trabalha. Mas e quais são as carecterísticas principais que esse líder ou gestor deve ter? É isso que vamos descobrir, vem.


Para começo de conversa, um bom líder precisa gostar de gente, afinal esse será o seu maior vínculo durante todos os processos de trabalho e saber lidar com pessoas é essencial.


O trabalho do líder é muito mais do que entender de finanças, de processos, projetos, mas é imprescindível entender de pessoas, afinal sem elas, não é posível construi nada. é claro que é preciso e necessário buscar ferramentas, a instrumentação para desenvolver o trabalho.


Mas se o líder não gostar de gente, se não entender que você enquanto líder estará trabalhando com e para pessoas. Portanto pessoas, muita gente confunde a gestão de pessoas com o RH e na verdade não é! O bom líder ele é antes de tudo um gestor, um cuidador de pessoas, então ele precisa entender de pessoas e gostar das pessoas.


É um característica fundamental, afinal se trata do cuidado de pessoas em que outras pessoas também participam desse processo. Então a qualidade, apesar de dizermos que o hospital, a clínica, o laboratório é Certificado na verdade é um carimbo nas pessoas em que realizam aqueles processos, afinal a qualidade é algo inerente às pessoas e esse processo é importante ficar esclarecido, vamos ao exemplo: um copo, ele não é um objeto qualificado, mas quem fez aquele copo é.


Quando você reclama de um estabelecimento qualquer de saúde, você está fazendo uma críticas direta às pessoas que entregaram aquele processo e compõem aquela instituição e muitas vezes isso é feito sem perceber, pensamos que é algo meramente pessoal, obviamente isso vai gerando um orgulho interno quando você é reconhecido, mas também gera um desgaste enorme quando essa qualidade não é percebida.


E o Gestor talvez seja "O Incrível" o "Maestro" nessa situação de pegar habilidades diferentes, pessoas diferentes, profissões diferentes, porque o gestor em saúde vivência com isso, com muitas profissões envolvidas nesse processo que arredonda no produto.


Mas é preciso de alguém que tenha a capacidade de fazer essa ligação, pois a gestão é algo que pode ser desenvolvido, mas ela lhe impõe a necessidade de juntar as qualidades de diversas pessoas para entregar o melhor produto.


*Autor: Henrique Javi e Fernanda Colares.

*Conteúdo retirado da I Fórum de Gestão Executiva do Cequale.


E aí? Gostou do assunto? Então vem saber tudo do nosso II Fórum de Gestão Executiva e garanta a sua vaga para aproveitar muito conteúdo valioso e aplicar na sua gestão.







Posts recentes

Ver tudo

Habilidades Técnicas de um Enfermeiro Líder.

Para um Enfermeiro exercer o seu papel fundamental como líder é necessário que tenha certas habilidades técnicas, saiba quais são elas, se você deseja seguir no caminho da gestão em enfermagem. 1 - Ca

bottom of page