top of page
  • Foto do escritorCequale

Quais são os processos da Auditoria?


Sabemos que a auditoria é um processo sistemático, documentado e independente. E que tem toda uma metodologia analítica. E mais ainda, é importante deixar claro que o trabalho da auditoria precisa de monitoramento, mesmo após o processo de relatórios da auditoria.


Isso significa que, de nada adianta fazer uma avaliação e engavetar o resultado dela, é preciso por em prática o que foi apontado para que possa haver de fato as melhorias.


Vamos pensar, o relatório precisa sempre ser relembrado para a alta gestão, para que ela nesse caso possa de fato fazer as mudanças e tomar as devidas providências, pra que o trabalho de auditoria não se torne frustrante. Já que os problemas são identificados mas acabam não avançando, pela falta de interesse na mudança.


E isso acaba gerando uma certa frustração nos profissionais auditores, que dispõem do seu tempo e energia em um trabalho que não é levado em conta. A partir disso, esses profissionais com o passar do tempo exercendo a auditoria, e vendo que o resultado do seu trabalho não é levado em conta, ao fazer as seguintes avaliações, quando vê um ponto incorreto, acaba colocando tudo como "conforme", e esse é um erro gravíssimo, já que tudo o que for assinado pelo auditor é de responsabilidade dele.


Se você assina confirmando que algo está conforme, isso tem que condizer com o que de fato é. Pois cada vez mais a área da saúde está sendo judicializada, sob todos os aspectos. E é justamente por isso que tudo deve ser documentado e provado.



A grande dica é: apesar do trabalho muitas vezes não ser levado em conta, ou a sério, manter-se na ética profissional é importante para que as coisas ao pouco caminhem para a real e necessária mudança.


Autora: Professora Alessandra Pimentel.


E aí, gostou do post? E tem interesse na área da Auditoria? Então, conheça a nossa Pós Graduação, fale com a nossa consultora e tire as suas dúvidas. E acompanha a gente no Instagram e fica de olho nos nossos conteúdos.

Posts recentes

Ver tudo

Habilidades Técnicas de um Enfermeiro Líder.

Para um Enfermeiro exercer o seu papel fundamental como líder é necessário que tenha certas habilidades técnicas, saiba quais são elas, se você deseja seguir no caminho da gestão em enfermagem. 1 - Ca

bottom of page