top of page
  • Foto do escritorCequale

Auditoria: sistema de controle no SUS.

A Auditoria é um instrumento de controle do SUS, e também um instrumento que serve para a melhoria dos serviços ofertados por ele. E esse controle pode ser exercido pelo governo, que no caso são os órgãos de auditoria externa.


Trazendo mais para a realidade hoje em dia, qual a instituição que não tem receio em sofrer uma Auditoria da CGU? Ou qual o gestor municipal que não tem receio em sofrer uma auditoria do tribunal de contas?



Sabemos que por mais que a intenção de uma Instituição em querer ajudar a comunidade e os seus pacientes, pode ser mais considerada pelos órgãos de controle como não adequada perante a legalidade, moralidde ou impessoalidade, que são esses os princípios da administração pública.


Então se essa atitude for tomada por exemplo, com base no parâmetro assistencial, a vida do paciente é a prioridade, mas analisando um todo ``a vida`` tem um custo, diretrizes a seguir, então a questão é: a vida é de fato importante, mas não se pode operar o José em detrimento do João que já espera na fila há 2 anos, por exemplo.


E para isso precisa de critérios muito bem definidos e organizados. Então o controle do SUS, é tanto exercido pelo governo como pela própria sociedade. A sociedade nesse caso, que é: através do controle social, os conselhos de saúde, as conferências de saúde.


E claro, além disso, temos o Controle Interno e Externo, que já temos um post falando sobre e você pode saber mais clicando aqui.


Autora: Profª Alessandra Pimentel


E aí gostou do post hoje? Então segue a gente pra não perder nada.

Comments


bottom of page